Mumic Contabilidade Ltda - ME

Rua Alice Alem Saadi, 855

14096

thassio@mumic.com.br

(16) 3043-1736

Simples Nacional: Agências de propaganda Receita Federal esclarece sobre a base de cálculo - Mumic - Contabilidade e Consultoria - Ribeirão Preto - SP

Simples Nacional: Agências de propaganda Receita Federal esclarece sobre a base de cálculo

Através da Solução de Consulta Cosit nº 70/2016 - DOU 1 de 28.07.2016 o fisco esclareceu que, por ser fruto de operação em conta alheia, estão excluídos da base de cálculo do Simples Nacional os valores recebidos por agência de publicidade para mero repasse aos veículos de comunicação e fornecedores, em razão de gastos feitos por conta e ordem do anunciante e em nome deste. Todavia, nesse caso, os resultados dessa operação em conta alheia serão considerados receita bruta para a base de cálculo do Simples Nacional.

No entanto, por decorrer de operação em conta própria, estão incluídos na base de cálculo do Simples Nacional os valores cobrados do anunciante, relativos aos pagamentos diretos aos veículos e fornecedores, feitos pela agência em seu próprio nome.

O desconto concedido pela agência ao anunciante, por antecipação do pagamento, não constitui "desconto incondicional concedido", de sorte que não afeta a base de cálculo do Simples Nacional apurado pela agência, que continuará se pautando pelo valor original do serviço. Em contrapartida, o desconto obtido pela agência junto a veículos e fornecedores, por antecipação do pagamento, não compõe a base de cálculo do Simples Nacional apurado pela agência.

Por fim esclareceu também que, em relação à retenção do Imposto de Renda, na forma prevista no art. 651 do RIR/1999, não é exigível da agência de propaganda no caso de a pessoa jurídica ser optante pelo Simples Nacional.

Fonte: LegisWeb